EMPRESA
Ajudá-los a resolver problemas e prepará-los para enfrentar as dificuldades relacionadas as licitações, primando pela segurança jurídica, é a missão da LICITA e CONTRATA.
Para desempenhar suas atividades os órgãos públicos têm necessidade de realizar licitação visando a aquisição de bens, contratação de serviços e de obras de engenharia.
Na prática, a licitação é composta pelas fases:
- Planejamento;
- Licitação (seleção do fornecedor);
- Execução contratual.
Sendo que a engrenagem formada por essas três fases compõe o ciclo da contratação pública.
PLANEJAMENTO
Na fase do planejamento o órgão público estabelece o que será contratado para atender à necessidade que deu origem ao procedimento de contratação pública.
LICITAÇÃO
Definido o que será contratado, em termos de especificações, quantitativos, preço máximo a ser pago e condições de fornecimento, entramos na fase da licitação propriamente dita, na qual se dará o julgamento das propostas e a análise dos requisitos de habilitação.
Ao final dessa segunda fase, o objeto licitado é adjudicado à empresa que apresentou a proposta mais vantajosa e que cumpriu as exigências de habilitação constantes no instrumento convocatório, sendo o procedimento homologado.
EXECUÇÃO CONTRATUAL
A entrega do objeto adjudicado, seja ele um bem, serviço ou obra, é feita na fase da execução contratual, devendo este objeto satisfazer a necessidade que deu origem ao procedimento de contratação pública.
NOSSOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS
Prestar consultoria técnica e assessoria jurídica para que as empresas privadas possam participar de licitações visando o fornecimento de bens, prestação de serviços ou execução de obras para os órgãos públicos.
Treinar estudantes, profissionais liberais e empresas privadas para que possam se qualificar e aperfeiçoar nos temas diversos que compõem o ciclo das contratações públicas.
Treinar agentes públicos para conduzirem os procedimentos de contratações públicas observando fielmente o princípio da legalidade.